quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Interpretando Traumas



Freud explica, é tudo uma questão sexual!

E isso não é brincadeira. Pela noção freudiana, pode-se concluir que: trauma é um acontecimento de natureza psíquica, no qual o indivíduo está sujeito a uma excitação que não pode ser eliminada – seja por incapacidade devido ao momento de seu desenvolvimento psíquico ou mesmo por alguma proibição – que essa excitação é sempre de natureza sexual ou mesmo ligada a objetos que estimulam o erotismo. Freud não estipula isso apenas por dedução. Em todos os casos que atendeu, o paciente tinha uma disfunção, um recalque sexual reprimido. E segundo seus estudos isso está intimamente ligado à infância desde seu início. A criança já reconhece objetos externos como pessoas (pai e mãe ou amigos), e reconhece eles como modo de eliminar certa excitação,e que é a vivência do complexo de Édipo vai ser sempre traumáticos, pois a realização de todos os desejos implicaria a própria destruição do indivíduo e da cultura já que estamos sob um teto de regras sociais e vigilância constante para com a criança.

O que é Complexo de Édipo? Freud também explica:

“... Nele culmina a sexualidade infantil, a qual influencia de maneira decisiva a sexualidade do adulto por seus efeitos posteriores. Cada bebê que nasce é colocado no dever de chegar ao fim do Complexo de Édipo; aquele que não chega a isso é levado à neurose...”

Tudo passa a ser entendido como uma questão de sublimação da sexualidade e dificuldade dessa sublimação ou mesmo da impossibilidade de realizar em sua totalidade.Freud, ao explicar usa tanto métodos científicos como conceitos como o de aparelho psíquico,libido, pulsão. Esses estudos de Freud designaram vários outros psicanalistas a partirem de seus conceitos. Mas na época, não aceitavam e riram de Freud. Hoje, a vigilância com as crianças é ainda maior do que na época de Sigmund Freud devido às inúmeras conexões e vigilância dos pais que acabam por impedir os instintos das crianças por tabus da sociedade. Mas também não quer dizer que toda criança acabará traumatizada por isso. Tudo depende de como as coisas caminharem, se houver problemas na fase do complexo de Édipo, e depois a pessoa for seguindo caminhos que a faça manter-se saudável, ela vai manter-se saudável, da mesma forma que ela pode seguir a vida de maneira torna e desenvolver sintomas mais para frente. Sintomas que podem refletir tanto fisicamente como psicologicamente. E para Freud, curá-los remete a trazer à tona aquela excitação reprimida tempos trás... Vamos brincar de analisar? Na segunda parte desse post, colocarei um exemplo de como seria uma análise freudiana e como faria para curar o paciente em seu modo catártico de psicoterapia. É bem divertido.

Nenhum comentário: